Expectativas

ss_consideracao

Por mais que fiquemos atentos, por mais que tenhamos os pés no chão, por mais que sejamos maduros e independentes, não tem jeito, em algum momento da vida somos pegos de surpresa por uma onda de expectativa. Pra começar, precisamos diferenciar expectativa de esperança, ou seja, esperança tem a ver com a fé e o desejo sincero de que algo possa se realizar, ficamos na expectativa sim, mas o que move o sentimento é a esperança, é algo que parte de dentro de você, eu tenho esperança que vão me ligar depois da entrevista, que vou passar na prova, que vão sortear a minha carta, que vou conseguir aquele aumento, que um dia vamos ficar juntos, enfim, alimento uma esperança, um sentimento de crença, claro que as coisas podem não acontecer, mas o resultado negativo às vezes é absorvido com mais tranquilidade, ou seja, fiz minha parte, não foi dessa vez, vou tentar de novo e assim por diante. 

Já a expectativa isolada por si só é uma merda. Na maioria das vezes criamos expectativas a partir das atitudes das outras pessoas, alguém que está ao nosso lado e que tem crédito conosco, e dessa forma ficamos mais vulneráveis às decepções. Se você diz que vai ligar mais tarde ou amanhã, tanto faz, mas você acaba de acionar o dispositivo de expectativa na outra pessoa, se não ligar, decepcionou, e cada pessoa reage a essa decepção de uma forma diferente. Perdemos quando geramos expectativas que não pretendemos cumprir, e também quando nos deixamos levar pelas expectativas que criam na gente. Portanto, se você não pretende aparecer, ligar, se comprometer, saldar a dívida, prosseguir, permanecer, acompanhar, dividir, beijar, amar ou trepar, não interessa, se você sabe que não vai por algum motivo, não diga sim, não deixe no ar, não use meias palavras. Simplesmente diga não. Não gere expectativas e evite aborrecimentos, simples assim.

6 comentários sobre “Expectativas

  1. Há alguns anos, li que a expectativa acaba com qualquer relacionamento, seja ele de amizade ou mesmo de amor. Porque você acaba esperando demais do outro. Que na maioria das vezes não atende a essas expectativas. A partir daí decidi mudar. Não esperar nada de ninguém e sempre me lembrar que as pessoas são falhas e erram. Eu procuro não prometer nada e se prometo, tento cumprir. Porque sei o que é o verbo esperar. Hoje não espero mais. Mas como havia prometido no Vilarejo, no show do Reinaldo, cá estou eu lendo o seu blog. Parabéns, ambos continuam ótimos. O “escrivinhador” e o “escrivinhado”. Beijo.

  2. eu acredito que vc deve se autoanalisar e verificar que talvez alguns atitudes são atitudes parecidas com a sua!!!!

    amu muitooooooooo

  3. Sall,
    As vezes você diz NÃO e o outro entende “talvez” e daí já gera uma expectativa…
    As vezes você quer ser sutil e dar um “fora” mais amigável e pronto: a outra pessoa – cega de paixão – não entende o fora.
    O ser humano é difícil demais, rs…
    BEIJO ENORME!!!

  4. Ops, agora vai… rss

    Muitas vezes tentamos desencanar, fazer de conta que não estamos ligando, mas nao é facil ser indiferente quando na verdade queremos que aconteça.

  5. Amei…
    Acho que vivo com a esperança de não criar mais expectativas… mas não acontece !!!

    Assim é a vida… rsss

    A cada expectativa não correspondida, tenho a esperança de um dia vivenciar uma… que valha a pena.

Deixe um comentário

