Será que tem jeito?

foto4_new.jpgpraiasuja.gifpraiasuja.gif

Verão no Brasil, reveillon, pular ondas, pedir benção e proteção, brindar com os amigos e pessoas amadas, curtir o sol, pegar uma cor, tomar algumas latinhas de cerveja, talvez uma água de côco, um sorvete de palito, um queijo coalho, enfim, um montão de delícias do verão, e no final…deixar tudo para trás como um grande rastro, como uma mensagem para o futuro dizendo: um humano idiota passou por aqui!

Eu adoro praia, como paulistano frequento bem menos do que deveria e gostaria, só mesmo no final do ano, quando fico off-line por alguns dias, mas todo ano é a mesma história. Um povo sem educação se aglomera em praias populares ou mais reservadas, tanto faz, sempre tem um idiota que acha que pode deixar os restinhos pela areia, provavelmente alguém virá recolher, ou vem a onda e leva embora. Ai, que raiva!!!

Sinceramente, dá vontade de sair arrumando confusão com todas essas pessoas que não dão a menor importância à educação e meio ambiente, e isso não depende apenas do grau de instrução, tem mais a ver com a postura das pessoas diante do bem coletivo, mas se eu fosse arrumar encrenca iria ficar no prejuízo, afinal o número de mal educados é muito maior. É por isso que somos obrigados a pisar em cocô de cachorro pelas calçadas, tropeçar em bitucas de cigarro por todo canto, ver o motorista da frente jogando coisas pela janela do carro, a galera entupindo córregos e bueiros com garrafas de refrigerante e reclamando que o governo não faz nada, e assim a vida vai seguindo num caos total.

Não sou nenhum ativista do Greenpeace, mas sempre levo meu lixo embora. Será que algum dia isso vai se tornar uma coisa comum? Será que nossos filhos vão entender que é preciso preservar tudo isso? Será que vai faltar água potável em breve? Será que é problema meu e seu? Será que podemos ter a esperança de que amanhã será melhor? Será que preferimos ser humanos e idiotas? Será que tem jeito?

Eu espero que sim. Faça sua parte! E para não soar arrogante ou prepotente, repito educadamente: Faça sua parte! Por favor!

3 comentários sobre “Será que tem jeito?

  1. Nem fala, Sall…
    A calçada do meu prédio é o banheiro da cachorrada da vizinhança… Eu nem ando pela calçada, vou pela rua… Qual será a dificuldade de limpar sua própria sujeira??
    Outro dia andando de carro com meu namorado presenciei a motorista do carro da frente simplesmente limpando o lixinho do seu carro pela janela… Ela jogou tudo, papel, copo, propagandas que entregam no farol… Era muito lixo… Nós buzinamos, mas ela nem ligou, continuou como se nada tivesse acontecido… Normalmente a gente vê as pessoas jogando um papelzinho pela janela, que já não é legal, mas essa jogou tudo, deveria ter se jogado também!!!
    Fico revoltada!!!!!!!!!

    Beijo…

  2. Ás vezes passo em frente a um muro na boa e velha zona norte onde está grafitado alguns dinossauros com as seguintes inscrições: “A Era dos Dinossauros foi destruidora…e depois de tanto tempo? O que mudou”…me pergunto o que as pessoas fizeram com a civilização e com a tal racionalidade…rs, não posso me considerar uma defensora da natureza, inclusive acho que faço muito pouco por essa causa, mas que eu não jogo lixo na rua e nem deixo quem estiver comigo jogar, e se acontecer rola um estresse básico…rs

    Bj

  3. Sabe Sall, uma das coisas mais tristes das minhas férias foi ver as pessoas (gente bem informada, culta, nivel social excelente) deixando um monte de lixo na praia.
    É um dos assuntos que ainda vou tratar no *idéias* depois destas férias.

    Fico pasma com a irresponsabilidade … o comportamento quer dizer o seguinte: “este lixo? não, não tenho nada a ver com ele”
    Até qdo as pessoas vão achar que é a municipalidade que deve fazer tudo? Onde está a prática da cidadania por uma vida melhor em comunidade?

    Adorei o post .. muito bem!!

    bjs
    😉

    Voltei das férias enfim … rs

Deixe um comentário

