Bom pra você e pra mim

gentileza.gif

Tem um sujeito que me deve uma grana e sempre me dá um perdido quando tento encontrá-lo. Não atende celular, desliga o tal rádio nextel que virou moda (eu também uso um), a secretária me diz “ele acabou de sair”, está viajando, enfim, as milhares de desculpas que todos os picaretas usam.

Acontece que hoje eu resolvi chamá-lo no rádio só pra testar, vai que de repente ele está de bom humor. Não sei exatamente porque, mas assim que ele atendeu resolvi cumprimentá-lo de forma diferente, ou seja, ao invés do tradicional “e aí, mano, beleza? Pode falar?”, eu iniciei o discurso desejando uma boa tarde, saúde, paz e mais um monte de coisas simples, fui apenas gentil.

Putz(!), foi o suficiente para o sujeito me retribuir na mesma moeda, acabou comentando sobre a saúde do pai, que não está muito bem, sobre o tempo pra curtir a família, enfim, quando percebi o cara estava todo amigão, até que achei propício comentar sobre a grana devida, e para minha surpresa, por conta do papo gentil que levávamos até então, ele  disse: passa aqui no escritório, tô deixando o cheque pra você.

Ponto pra mim?!? Não, ponto pra gentileza. É claro que gentileza e boa educação não pagam nossas dívidas, nem convertem nossos devedores em bons pagadores, é óbvio, mas todas as vezes que fui arrogante ou seco na hora de cobrar o sujeito, sempre tive dificuldade em arrancar algo de positivo, bastou uma gentileza e pronto, as portas se abriram.

Sei que não dá pra ser gentil sempre, nem com todo mundo, mas eu tento, e essas pequenas atitudes sempre dão algum resultado, a idéia não é levar vantagem, mas sim contribuir para melhorar o meu dia e o dos outros.

Por isso, vale a pena deixar o carro de trás passar, não buzinar feito louco, cumprimentar a tia da limpeza no seu prédio, trocar idéia com o manobrista, o motorista, o cobrador, o caixa do banco, o estranho na fila, ceder seu lugar ao mais velho sem ser por obrigação, dar um simples sorriso ao invés de estar com a cara amarrada de sempre, nessa cidade violenta, cinza e cheia de arranha-céus.

Você não vai salvar o mundo, mas ele fica melhor. Melhor pra você e pra todos que cruzarem seu caminho. Experimenta! Depois me conta.

Para conhecer um pouco da vida de um sujeito que tinha gentileza até no nome, clique aqui.

.

Boas vibrações, sempre!

7 comentários sobre “Bom pra você e pra mim

  1. Gentileza é reflexo de uma boa educação. Não aquela conquistada em ricos colégios, mas aquela que aprendemos desde o berço, aquela que pai e mãe sabem dar. Aquela que dinheiro nenhum compra. Aquela que nos faz seres melhores. Aquela que mostra o quanto a gentileza pode nos fazer bem. Educação é tudo !!!!

  2. Com certeza gentileza é bom para todos, mas nem todos têm o dom de ser gentil.
    Realmente gentileza é reflexo de uma boa educação…educação é tudo.

  3. GENTILEZA… essa é a palavra do momento…. aliás de todos os momentos…
    Pena que seja tão esquecida nas falas, quer dizer, nas atitudes… o que compromete mais ainda as relações humanas e a própria humanidade.
    Meu pai sempre me ensinou uma boa EDUCAÇÃO e um belo SORRISO no rosto, nós temos o mundo aos nossos pés… pena que ás vezes o sorriso seja bem amarelado…

  4. Estou conseguindo comparecer no seu blog, Sall… Yupi…
    Educação é o que há!!! Mas acredito em outra coisa bem simples o pensamento… Com certeza ao telefonar desejando boa tarde, paz, etc você acaba atraindo tudo isso pra você e como conseqüência conseguiu o que queria!!!
    Beijão e pensamento positivo SEMPRE.

  5. Sei lá… vale pra tudo a gentileza, mas com dívida… Sei não. Corria o risco de no final o cara te pedir uma grana emprestada.

  6. Puxa que legal achar a história de Gentileza na sua indicação, lembro-me dele quando comecei a trabalhar no Rio (morava em São Gonçalo) e sempre o via pintando as pilastras do viaduto!! E vi com tristeza quando “apagaram tudo, pintaram tudo de cinza” e depois recuperaram!!
    Você agiu muito bem e é claro que a gente não consegue ser gentil sempre, mas com um pequeno esforço a gente faz e é impressionante como funciona!!
    Cheguei aqui pelo blog do Muneo.
    Beijos!!

  7. Dizem que a vida muda quando a gente muda…E é verdade, ser gentil não é apenas questão de educação, é também questão de saber que a vida não é gangorra, para vc estar lá em cima ninguém precisa estar lá embaixo, é saber que da vida nós só levamos o que vivemos e que um sorriso, bom dia, boa tarde, abre muitas portas, pra ser gentil basta lembrar que a vida é um reflexo, é a tal ação e reação, se vc mudar o que esta dando com certeza também ira mudar o que irá receber!!!

Deixe um comentário

